sexta-feira, 15 de maio de 2009

Da capela de madeira a Paróquia de Santa Cecília

Estivemos reparando algo de fácil lembrança a todos os que freqüentam e passam diariamente pelo bairro.

Saindo da estação, chegamos ao Largo e encontramos logo de cara, a Paróquia de Santa Cecília que se localiza exatamente no centro do largo. Essa igreja possui uma história muito interessante...

Exatamente no dia 05/04/2009, um domingo de celebração de missa, estávamos, Rayrond, integrante do grupo, e eu, e resolvemos passar na feira da região para comer algo. Conversando com uma senhora na barraca de pasteis, ela notou que estávamos fazendo algumas fotos do largo, dentre essas não só a igreja, mas a feira e toda a comunicação que cerca o largo Santa Cecília. E resolvi perguntar um pouco sobre a igreja e a região! Reunindo um pouco das informações que ela esteve nos passando, e pesquisando um pouco mais sobre, descobrimos que a origem do que encontramos no centro do largo Santa Cecília, a paróquia, ela não foi construída, naquele lugar!


Seu lugar original era no Largo do Arouche, quando alguns moradores do bairro chamado Freguesia de Santa Ifigênia reivindicaram um terreno à Câmara Municipal. Por volta de 1862 foi construída por moradores locais mesmo, a capela de São José e Santa Cecília, está que era apenas uma simples capela de madeira. Sua existência ajudou no desenvolvimento do bairro, e em 1880, dom Joaquim Arcoverde Albuquerque Cavalcanti criou a Paróquia de Santa Cecília, tendo como primeiro vigário o então padre Duarte Leopoldo e Silva que depois se tornaria arcebispo de São Paulo. Em sua homenagem existe hoje, em frente à igreja uma estátua dele. Está que podemos ver na imagem, e que nós não sabíamos até então a está conversa, de quem seria a mesma!

Em 1899 tiveram início as obras para a nova igreja, hoje Paróquia, já no local conhecido hoje como Largo de Santa Cecília. Ela foi inaugurada no dia da santa, em 22 de novembro de 1901.

Fotos: Rayrond Guatura e Fernando Santos.
Postagem:
Fernando Santos.