domingo, 10 de maio de 2009

Projeto Encontros. Arte e cultura no metrô Santa Cecília


Nas últimas semanas de março, nós, estudantes de publicidade da Uninove e criadores deste blog, estavam analisando um material sobre Durkheim no bairro de Santa Cecília para um trabalho de Sociologia da Comunicação.


Voltando para casa, o Fernando, que também faz parte deste blog, conversávamos sobre como que iríamos elaborar este projeto sobre o bairro de Santa Cecília.

Quando chegávamos à estação do metrô, percebemos grande movimentação, como que se a estação estivesse passando por algum tipo de reforma. Existiam equipes de iluminação e filmagem, que faziam instalações de cabos para lá e para cá. Quase todos os corredores da estação estavam cobertos com plásticos pretos, nas plataformas de embarque e desembarque era possível se observar telas de LCD com uma mensagem que transmitia algo novo, em outro ambiente que parecia com uma sala de estar, era possível enxergar pufs em volta dos pilares, e em outros locais entre os painéis e paredes, caricaturas e textos...

Isso tudo, ia em direção a um espaço muito bem montado depois das catracas, praticamente no fundo do primeiro piso da estação. Este espaço lembrava muito os locais de exposições de arte que ficam nas outras estações, mas com a diferença de que neste havia a preocupação de fazer o visitante parar e não deixá-lo apenas passar correndo.


Alguns dias depois quando voltávamos à estação para começar a fazer as fotografias do bairro, reparamos que nos corredores existia uma verdadeira exposição por toda a área. Como faz parte de nosso trabalho também fotografar a estação, resolvi saber mais sobre o que se tratava toda aquela arte nos arredores. Pesquisando um pouco, descobri sobre o “Projeto Encontros“. Este trabalho que começou justamente pela estação de Santa Cecília para mostrar mais sobre atividades culturais, música, e literatura e fornecer informações históricas sobre o surgimento e desenvolvimento do bairro.


Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, o projeto deve ser implantado em outras 15 estações. (Mais detalhes no link abaixo).
http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u545461.shtml


Um totem multimídia, trará informações sobre o que acontece nas imediações do metrô. Como a programação de museus e outras atividades. (Viva a modernidade!)




Bem é isso pessoal, depois deste trabalho sempre que passo pela estação do metrô Santa Cecília, (como todo bom paulistano, atrasado ou não) faço uma pausa para dar uma olhada no que tem de novo. Para quem passa todos os dias pela estação, vale a pena também esquecer um pouco que está atrasado para os seus compromissos diários e respirar um pouco da arte do bairro.



Fotos: Rayrond Guatura e Imagens Google.
Postagem: Rayrond Guatura e Ricardo Alves.